Páginas

Mostrando postagens com marcador babilonia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador babilonia. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

A origem das festas - Natal

Olá mortais, estamos chegando próximo do Natal essa maravilhosa festa cristã, correto? Errado, o natal ao contrário do que se pensa originou-se do misto de várias festas pagãs, e foi cristianizado pela igreja para atrair mais adeptos.


Origem
O natal na verdade se originou do sabbath celta de Yule, que nada mais é que o solstício de inverno, comemorado no hemisfério norte entre o dia 21 e 25 de dezembro, essa festividade simboliza o nascimento do deus filho da Deusa-mãe e do deus Cornífero, o costume de trazer pinheiros e sinos para a casa se originam daí, o pinheiro simboliza a continuação da vida e o sino é o símbolo feminino da fertilidade, o sino também serviria para anunciar aos espíritos bons que eles podem estar presentes.Já as guirlandas são de origem alemã e serviam para mostrar os locais onde ia ser comemorado o festival.


O natal tem suas origens Babilônicas tambem, era o dia de comemoração ao deus Utudos, deus do sol. O presépio e a ceia são originados da Babilônia, enquanto o presépio era uma adoração a Baal, as ceias eram simbolo da aliança de Talmuz, Nirode e outros deuses babilônicos.


Outros deuses que nasceram dia 25 de dezembro


O que a biblia diz sobre a arvore de natal -  "Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram."  (Os 4:13)

  "Não plantarás nenhuma árvore junto ao altar do SENHOR teu Deus, que fizeres para ti."  (Deut 16:21)


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Demonologia - Lilith #1

Olá mortais, hoje vamos falar sobre o Lilith, tratado em algumas crenças como deusa e na maioria como demônio. E por esse motivo esse post vai ser dividido em 2 partes

Mitos Hebraicos-Lilith


Lilith é um demônio feminino da mitologia Babilônica que habitava o inferno. Esta é referida em diversos textos antigos sendo o mais notável o Antigo Testamento.
Lilith é também referida na Cabala como a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai 81: 455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido. Esta afirmação de que Lilith foi a predecessora de Eva, no entanto, surge apenas pela primeira vez no Alfabeto de Ben-Sira composto por volta do Século VII, sendo que nunca antes havido existido esta conexão a Adão e Eva nem tão pouco à Criação1 .
Mais recentemente, esta história tem sido cada vez mais adotada sendo até discutida se é ou não contada na Bíblia. Porém, além da passagem referida abaixo, esta não é mais referida.

Lilith na Bíblia

No primeiro capítulo do Livro de Gênesis, versículo 27, está escrito que: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." porém no segundo capítulo versículo 18: '"O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.".
É possível que no primeiro capítulo a mulher criada seja Lilith e levando em consideração o versículo 23: "Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada."  podemos verificar na expressão de Adão "...esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!..." a afirmativa de existência de outra criatura que não era qualificada como mulher e que não se podia se submeter a ele pois era independente, estava no mesmo nível de criação, a mesma altura de Adão. Em algumas traduções o texto "esta sim..." aparece como "agora sim, esta ..." o que não parece ser um erro de tradução mas uma evidência da afirmação na narrativa. Vemos também o nome Lilith em outros livros apócrifos